Vinícolas da Serra Catarinense

Quem visita a Serra Catarinense, não pode deixar de fazer um delicioso passeio pelas vinícolas que oferecem os tradicionais Vinhos de Altitude com terroir da região, cheios de sabor, história e cultura.

A maioria das vinícolas concentra-se em São Joaquim, lugar de beleza natural exuberante, mas Bom Retiro, Urupema, Urubici e Campo Belo do Sul (essa última um pouco mais distante) também formam a Rota dos Vinhos de Altitude e não ficam atrás.

A experiência de degustar um excelente vinho se torna especial, porque a vista para o horizonte é encantadora, além das vinícolas e estruturas charmosas.

Separamos alguns pontos estratégicos para você não perder nada.

OBS: Como as vinícolas ficam distantes umas das outras, o ideal é fazer o percurso de carro.


Vinícolas em São Joaquim

Se você vai pela Serra do Rio do Rastro, a primeira parada é São Joaquim, que fica ao lado de Bom Jardim da Serra. Para fazer esse tour, o ideal é iniciar o passeio cedo para aproveitar ao máximo as vinícolas:

  • Vinícola Boutique D’alture: lembrando Toscana, produz rótulos premiados e oferece uma excelente estrutura para degustações, piqueniques, almoços e jantares harmonizados, além de haras, trilhas e um mini-spa.
  • Vinícola Hiragami: com belo cenário a mais de 1.400 metros de altitude, oferece rótulos de vinhos finos produzidos com excelência entre Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Merlot.
  • Vinícola Leoni Di Venezia: com castas italianas, essa vinícola possui grande variedade de rótulos, porém sua atração principal é o vinho laranja (ou âmbar) com aroma de cerveja. Vale a pena provar.
  • Vinhedos de Monte Agudo: essa vinícola boutique, produz vinhos finos em quantidade limitada e da mais alta qualidade em terroir de altitude. Possui um espaço enogastronômico que oferece almoços e jantares harmonizados.
  • Vinícola Pericó: a 1.300 metros de altitude, essa vinícola produz castas francesas e criatividade brasileira, além de rótulos premiados de dar água na boca.
  • Quinta da Neve: pioneira em vinhos de altitude na região, oferece castas europeias produz vários rótulos premiados.
  • Sanjo: fundada em 1993, a Sanjo Cooperativa Agrícola de São Joaquim produz vinhos finos deliciosos e, por ser uma cooperativa, é também uma das maiores produtoras de maçãs do Brasil.
  • Vinícola Suzin: pioneira no plantio de uvas na região de São Joaquim, oferece vinhos finhos para todos os paladares. Possuem produção ecologicamente correta, preservando o futuro.
  • Villa Francioni: uma das mais famosas vinícolas da região, destaca-se pelas belas paisagens e arquitetura. Porém, a atração principal são os vinhos tintos de corte.
  • Villaggio Bassetti: com opção de visitação guiada pelo processo de produção, a vinícola oferece além dos sabores e aromas, passeios de bicicleta por cenários lindos em meio a paisagem serrana.
  • Vinícola Vivalti: com inspiração na Toscana, La Casa Vivalti combina altitudes que chegam a 1360 metros com a composição do solo - rico em basalto - para produzir vinhos finos das uvas Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Sangiovese, Merlot e Montepulciano.

Casa do Vinho

Se você está passando pelas ruas de São Joaquim, precisa dar uma paradinha na Casa do Vinho, um paraíso para quem busca os melhores rótulos da Serra Catarinense. Ela está entre as 10 melhores lojas de vinhos do país e oferece um atendimento excepcional.


Vinícolas em Urupema

A Vinícola Urupema está localizada na cidade mais fria do Brasil. Seus vinhedos estão a uma altitude de 1400 metros, onde o verão é ameno e o inverno rigoroso com registro de geada, neve e congelamento do orvalho. A vinícola oferece tour e desgustação, e se você for para Urupema também, vale a passadinha!

Ela fica a 67km daqui da pousada Pedra Preta.


Vinícolas em Bom Retiro

Neste verdadeiro paraíso, dentro da Fazenda Bom Retiro, a Vinícola Thera oferece uma parada aconchegante e saborosa em meio a uma paisagem deslumbrante. Ela fica entre Bom Retiro e Urubici, a 38km aqui do Village, e esbanja estrutura para visitantes e grandes eventos.

A Vinícola Thera é uma das mais novas do roteiro, opção mais sofisticada, se destacando por sua arquitetura e decoração com muitos elementos artísticos.


Vinícolas em Urubici

Em Urubici não temos vinícolas com vinhedos para visitar e conhecer o sistema de produção. Porém, no centro temos duas lojas excelentes: a Casa Cervantes e Serra do Sol, que colocam a cidade na rota de passeio dos amantes por vinhos.


Vinícolas em Campo Belo do Sul

E, para quem quer completar o roteiro dos vinhos de altitude, é preciso andar cerca de 190km e chegar até a cidade de Campo Belo do Sul, que fica depois de Lages.

A 950 metros de altitude, está a Vinícola Abreu Garcia, ela é mais uma das incríveis vinícolas da região serrana.

A Abreu Garcia fica no interior de Campo Belo do Sul, próximo ao Alto Travessão, e para chegar até ela, você vai precisar pegar uma estrada de chão, com muitas bifurcações que levam até a Fazenda Nova Dela Costa. Pela dificuldade de chegar e por ser distante de Urubici, é fundamental ligar e agendar a visita, principalmente para pedir algumas dicas sobre o trajeto.


DICA: sempre faça o agendamento do seu passeio nas vinícolas antecipadamente. Em fevereiro há a vindima (colheita das uvas) e alguns locais fazem eventos especiais. Há também vinícolas que possuem restaurantes excelentes, onde você pode provar pratos tradicionais já harmonizados com os vinhos da casa. Um deleite para os enoturistas!


Foto de @ceccon.thais via @vinicoladalture Instagram.

Reservar Chalé em Urubici